Vista aérea feita por drone da instalação de energia solar residencial em telhado cerâmico, refletindo a luz do sol, localizado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Picture of Laiber Solar

Laiber Solar

Somos especialistas em projeto e instalação de sistemas de energia solar no Rio de Janeiro.

Qual o retorno do investimento ao instalar energia solar?

Se você está considerando instalar um sistema fotovoltaico, já parou para se fazer a pergunta: “O que exatamente eu espero obter ao optar pela energia solar?”

Se não, então faça esse exercício antes de continuar a ler este artigo. Deixe anotada em um pedaço de papel uma lista com tudo aquilo que você espera alcançar com a energia solar. Este é o ponto de partida se você está avaliando a possibilidade de gerar sua própria energia.

Quando as suas expectativas estiverem claras para você, será mais fácil seguirmos juntos até a conclusão desse artigo, onde quero tornar claro algo muito importante: você provavelmente está olhando para as vantagens da energia solar da maneira menos poderosa.

Antes de tudo: não espere o que não é possível

Vamos direto ao ponto: muitos clientes chegam até nós com expectativas que simplesmente não podem ser atendidas com a instalação de um sistema fotovoltaico. Por exemplo:

  • Nunca mais pagar conta de energia elétrica;
  • Usar quanta energia quiser depois da instalação;
  • Não ficar sem energia em caso de apagão;
  • Poder diminuir a demanda contratada (cliente do Grupo A);
  • Aquecer a água do chuveiro ou de piscina;
  • Atender apenas um equipamento em particular, como uma geladeira ou um ar-condicionado.

 

Por ser uma tecnologia nova no mercado brasileiro, ainda há muita confusão sobre o assunto. Então, não é problema algum que algum dos itens acima esteja presente na sua lista. Fique tranquilo, você vai ver que existem possibilidades muito mais interessantes.

Conte com a ajuda de uma empresa de energia solar para seguir na direção certa e não ter suas expectativas frustradas.
Conte com a ajuda de uma empresa de energia solar para seguir na direção certa e não ter suas expectativas frustradas.

A essa altura, recomendo que você dê uma olhada na nossa página de Perguntas Freqüentes. Nela estão listadas várias dúvidas que nossos clientes sempre costumam apresentar. É bem provável que alguma das respostas que você esteja procurando possa estar por lá.

 

Então, o que exatamente esperar?

Tenha em mente que 99% das empresas de energia solar oferecem sistemas on-grid, que visam gerar energia para abater a fatura de energia elétrica por meio de alguma das modalidades do Sistema de Compensação.

Portanto, ao instalar um sistema on-grid, você irá:

  • Reduzir sua fatura para um valor próximo ao do custo de disponibilidade ou da demanda contratada. Considere que pode demorar alguns meses para que o valor da fatura se estabilize em torno do valor mínimo, pois primeiro é necessário acumular créditos de energia.
  • Continuar ficando sem energia durante um apagão porque, por questões de segurança, o inversor desliga automaticamente nesses casos. (A não ser que o sistema fotovoltaico seja instalado para suprir uma UPS de um sistema de emergência, por exemplo).
  • Cliente Grupo A: Ter seu consumo de energia ativa zerado, mas continuar pagando a demanda contratada. Não é possível recontratar a demanda, pois em um dia chuvoso, por exemplo, sua instalação elétrica vai demandar uma potência da rede de distribuição tal como se não houvesse um sistema fotovoltaico instalado.
  • Gerar energia para atender ao seu consumo total (ou parcial), não só de um equipamento ou de outro da sua casa ou comércio.

Portanto, saiba que o sistema será dimensionado para atender a demanda energética da sua unidade consumidora. Se a sua média de consumo após a instalação for maior do que a considerada no dimensionamento, não será possível “zerar” sua fatura.

É por isso que é importante avaliar o histórico de consumo de pelo menos 12 meses anteriores e levar em consideração também a sua projeção futura, verificando a possibilidade de que seu consumo venha a aumentar.

 

Ponto decisivo: não é sobre economizar, mas investir

Chegamos ao ponto mais importante deste artigo. Você agora já sabe o que não esperar e o que não esperar ao instalar um sistema fotovoltaico. Agora estamos preparados para dar um passo muito maior e mudar o foco da abordagem feita até aqui.

Bem, repare que tudo o que dissemos até aqui tem como plano de fundo o objetivo de economizar dinheiro. Lógico, essa é a conseqüência mais óbvia da instalação de um sistema fotovoltaico e sem dúvida deve ser feita toda uma análise para que a economia seja maximizada.

Porém, se considerarmos a economia mensal proporcionada pelo sistema como sendo um rendimento pelo investimento feito, vamos constatar que a rentabilidade proporcionada pela energia solar é muito superior a de qualquer outro investimento de baixo risco (como o Tesouro Direto, por exemplo).

E se ainda por cima considerarmos que o dinheiro travado mensalmente com energia elétrica agora está livre para ser aplicado em algum outro investimento, não há nada que se compare com a energia solar.

Quando você passa a encarar a coisa dessa maneira, não tem como haver frustrações futuras. No fim das contas, tudo se reduz a abordar a energia solar com a perspectiva correta: não se trata de economizar, mas de investir.

Com essa perspectiva, mesmo um sistema menor, dimensionado para reduzir apenas parcialmente a sua conta de luz, é uma ótima opção. O que importa é que o investimento feito irá retornar proporcionalmente em economia na fatura.

 

Conclusão: pense grande

Se até agora você estava apenas imaginando como seria bom pagar menos na conta de luz, poder ligar o ar-condicionado sem preocupação, tomar banho quente sem ligar para a hora e coisas desse tipo, essas são vantagens pequenas quando comparadas com todo o benefício que a energia solar pode proporcionar.

Lembramos ainda que a decisão entre instalar ou não um sistema fotovoltaico pode resultar em cenários abissalmente diferentes ao longo dos anos.

A tabela abaixo ajuda a ilustrar todo o poder da energia solar e a entender que não se trata de economizar apenas. Repare que, na simulação feita para uma conta de luz de R$680, em pouco mais de dois anos você já se encontraria em uma situação de vantagem em relação à escolha de não gerar sua própria energia.

Tabela extraída deste artigo aqui. diferença entre o cenário em que uma pessoa decide instalar um sistema de energia solar e outro em que ela decide continuar sem gerar sua energia. Leia o artigo citado, para poder entend…
A diferença entre uma pessoa decide instalar um sistema de energia solar e outra que decide continuar sem gerar sua energia.

Se ainda tiver dúvidas ou quiser receber um orçamento sem compromisso, basta entrar em contato conosco CLICANDO AQUI. Será realmente um prazer poder te ajudar.

Compartilhe este conteúdo:

Talvez você se interesse por: